terça-feira, 17 de setembro de 2013
O Poder da Validação
Todo mundo é
inseguro, sem exceção. Os superconfiantes simplesmente disfarçam melhor. Não
escapam pais, professores, chefes nem colegas de trabalho. Afinal, ninguém é de
ferro. Paulo Autran treme nas bases nos primeiros minutos de cada apresentação,
mesmo que a peça já tenha sido encenada 500 vezes. Só depois da primeira
risada, da primeira reação do público, é que o ator relaxa e parte tranquilo
para o resto do espetáculo. Eu, para ser absolutamente sincero, fico inseguro a
cada artigo que escrevo e corro desesperado para ver os primeiros e-mails que
chegam.
Insegurança é o
problema humano número 1. O mundo seria muito menos neurótico, louco e agitado
se fôssemos todos um pouco menos inseguros. Trabalharíamos menos, curtiríamos
mais a vida, levaríamos a vida mais na esportiva. Mas como reduzir essa
insegurança?
Alguns acreditam que
estudando mais, ganhando mais, trabalhando mais resolveriam o problema. Ledo
engano, por uma simples razão: segurança não depende da gente, depende dos
outros. Está totalmente fora de nosso controle. Por isso segurança nunca é
conquistada definitivamente, ela é sempre temporária, efêmera.
Segurança depende de
um processo que chamo de "validação", embora para os estatísticos o
significado seja outro. Validação estatística significa certificar-se de que um
dado ou informação é verdadeiro, mas eu uso esse termo para seres humanos.
Validar alguém seria confirmar que essa pessoa existe, que ela é real,
verdadeira, que ela tem valor.
Todos nós precisamos
ser validados pelos outros, constantemente. Alguém tem de dizer que você é
bonito ou bonita, por mais bonito ou bonita que você seja. O autoconhecimento,
tão decantado por filósofos, não resolve o problema. Ninguém pode
autovalidar-se, por definição.
Você sempre será um
ninguém, a não ser que outros o validem como alguém. Validar o outro significa
confirmá-lo, como dizer: "Você tem significado para mim". Validar é o
que um namorado ou namorada faz quando lhe diz: "Gosto de você pelo que
você é". Quem cunhou a frase "Por trás de um grande homem existe uma
grande mulher" (e vice-versa) provavelmente estava pensando nesse poder de
validação que só uma companheira amorosa e presente no dia-a-dia poderá dar.
Um simples olhar, um
sorriso, um singelo elogio são suficientes para você validar todo mundo.
Estamos tão preocupados com a própria insegurança que não temos tempo para sair
validando os outros. Estamos tão preocupados em mostrar que somos o
"máximo" que esquecemos de dizer a nossos amigos, filhos e cônjuges
que o "máximo" são eles. Puxamos o saco de quem não gostamos,
esquecemos de validar aqueles que admiramos.
Por falta de
validação, criamos um mundo consumista, onde se valoriza o ter e não o ser. Por
falta de validação, criamos um mundo onde todos querem mostrar-se ou dominar os
outros em busca de poder.
Validação permite que
pessoas sejam aceitas pelo que realmente são, e não pelo que gostaríamos que
fossem. Mas, justamente graças à validação, elas começarão a acreditar em si
mesmas e crescerão para ser o que queremos.
Se quisermos tornar o
mundo menos inseguro e melhor, precisaremos treinar e exercitar uma nova
competência: validar alguém todo dia. Um elogio certo, um sorriso, os parabéns
na hora certa, uma salva de palmas, um beijo, um dedão para cima, um
"valeu, cara, valeu".
Você já validou alguém hoje?
Então comece já, por mais inseguro que você esteja.
Assinar:
Postagens (Atom)